Como deixar sua casa fresca no verão de forma sustentável

04 dezembro 2018 / By admin

Com a chegada do verão, tudo o que podemos desejar é um ar condicionado. Mas você sabia que um bom projeto pode dispensar o uso do aparelho e garantir uma casa arejada e fresca, mesmo no calor? Isso sem contar a economia de energia. Na hora de construir ou reformar, preste atenção nas seguintes sugestões que vão fazer a diferença no seu imóvel:

– O projeto da casa pode favorecer a circulação de ar, utilizando aberturas estrategicamente localizadas em lados opostos da construção para aproveitar as correntes naturais. Isso reduz o uso do ar-condicionado e diminui gastos com energia elétrica.

– Os lugares que recebem a incidência do sol são, naturalmente, mais quentes. Por isso, é preciso planejar a sua casa para que esse fator seja usado a seu favor. Se você está construindo, é mais fácil, mas mesmo uma pequena reforma pode ajudar, com a instalação de um toldo, por exemplo. Você também pode pensar na organização dos ambientes, dispondo os móveis de acordo com o uso durante o dia, de modo que você não precise usá-los no momento em que tomam sol diretamente.

– Cultivar plantas é sempre uma boa ideia. Elas são altamente capazes de amenizar a temperatura de um ambiente. Na área externa fazem sombra, evitando a incidência direta do sol sobre as paredes e deixam o ar mais fresco e agradável. Você pode investir em plantas médias e pequenas se seu espaço for reduzido. Sacadas e janelas são suficientes para que floreiras e vasos tragam esse clima mais fresco ao seu lar.

– Escolha tecidos leves. A decoração da casa também interfere na sensação térmica, tecidos grossos e pesados retém mais calor e deixam os ambientes abafados. Para isso, invista em um enxoval de verão. Aposte em lençóis mais leves para deixar as noites mais tranquilas. Cortinas e persianas também pedem tecidos mais finos e podem ser ótimas aliadas na redução da temperatura.

– Para evitar o uso do ar condicionado, você pode aliar essas dicas com uso do ventilador. Quando direcionado para a parede, o ventilador é capaz de refrescar o ambiente sem ter vento direto nas pessoas.