Qual o tamanho ideal para os cômodos de uma casa?

05 fevereiro 2019 / By admin

Ao construir ou reformar você se depara com as mais diversas questões. Hoje vamos ajudar a esclarecer uma delas. Você sabe qual o tamanho ideal para os cômodo de uma casa? Casa ambiente deve ter dimensões apropriadas para garantir bem-estar e conforto aos moradores.

A cozinha, muito além de uma peça destinada ao preparo de alimentos, muitas vezes é um ambiente de socialização e reunião familiar; deste modo, ela precisa ter dimensões que ofereçam espaço para colocar todos os móveis necessários, eletrodomésticos e ainda fornecer uma boa circulação. Portanto o ideal é área mínima de 6 m², largura mínima 2 m, pé direito (altura) 2,5 m e largura da porta de 0,80 m ou 0,60 m em caso de porta interna.

Já para os quartos, que são ambiente de descanso e relaxamento, deve-se levar em consideração quais móveis irão ocupar aquele espaço e principalmente quantas pessoas. Também deve ser pensado se haverá cômodos anexos – como closed e banheiro. Para um quarto simples a dimensão ideal é 12 m², caso seja apenas um quarto na casa; se for mais que um o ideal é de pelo menos 9 m² cada. A largura mínima é 2 metros e pé direito altura mínima 2,6 m.

A sala de estar além de ser onde se assiste TV, é ponto de encontro entre os moradores da casa e também o cômodo onde se recebe as visitas, portanto é o ambiente de maior circulação da c asa. Área mínima da sala deve ser de 12 m², com largura mínima de 2 m, pé direito 2,6 m e largura da porta da sala 0,80 m.

O banheiro por não ter circulação de pessoas, tem espaço bastante reduzido em relação aos outros cômodos. Deve ser considerado o espaço para o box, se será instalada banheira, qual tipo de balcão será colocada a pia. Área mínima do banheiro é de 3,5 m², largura mínima de 1,30 cm, pé direito de 2,45 m e largura da porta de 0,60 m.