Não adianta fugir, cedo ou tarde a manutenção do telhado será necessária. Infiltração, água parada e rachaduras são alguns dos problemas que podem aparecer com o tempo. A boa notícia é que essas situações podem ser prevenidas. Um profissional qualificado é capaz de indicar os reparos necessários para que o transtorno e os gastos sejam os menores possíveis.
Para que você evite uma possível dor de cabeça, a SOS Casa separou algumas dicas:
– É importante ficar atento à manutenção frequente do telhado, independentemente do clima, pois mesmo sem chuvas ou ventos fortes, cuidados periódicos podem prevenir diversos problemas, como goteiras e rachaduras. Além disso, é importante verificar o alinhamento correto das telhas e avaliar os pontos de junção, como cumeeiras, calhas e rufos.
– A drenagem do telhado garante que a água não fique empoçada e seja levada do telhado para o chão. A aplicação correta de drenos, calhas e tubulação evita danos causados na estrutura do telhado pelo excesso de peso da água.
– Limpeza das calhas: entupimentos por folhas e outros materiais podem comprometer a conservação e a proteção do telhado. Limpe as calhas regularmente para evitar vazamentos e danos maiores.
– Impermeabilização: para economizar, muitas vezes o material escolhido para impermeabilização do telhado é de baixa duração. “O barato sai caro” e dessa vez não foge à regra.
– Mão de obra qualificada: optar por fazer o trabalho você mesmo, ou contratar informais ou amadores é mais uma forma de pagar barato e arcar com altos custos em seguida. O profissional deve estar capacitado para reconhecer os reparos necessários e sugerir a melhor solução para os problemas.